• 08 e 09 de novembro de 2018
  • CIVASF 2018 | Petrolina-PE
    8 e 9 de novembro de 2018
    Estudos interdisciplinares para o desenvolvimento humano

  •  
    As principais discussões
    Os assuntos mais relevantes.
    Palestras, conferências, minicursos, apresentações, exposições e muito mais!
  • Submeta seu trabalho!
    Sessões orais e de Pôsteres!
Certificados

Emitiremos certificados de participação, minicursos e apresentação de trabalhos.

Anais com ISBN

Os trabalhos aceitos para publicação sairão nos anais do evento com ISBN.

Suporte diferenciado

Nossa equipe está disponível diariamente para ajudá-lo com questões do evento.

Apresentação do evento

A ideia da criação da Proposta do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas surgiu da necessidade de inserir a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos debates atuais sobre novos paradigmas da ciência e da própria visão de universidade e de alguns pontos críticos enfrentados pela região do semiárido e por profissionais da saúde e áreas afins como a integração dos saberes e a necessidade do diálogo interdisciplinar entre as áreas da saúde, ambiente, humanas e das tecnologias, a formação de recursos humanos qualificados na área interdisciplinar que atenda as ciências ambientais, tecnologia e saúde e o impasse em relação à dificuldade que tanto a comunidade acadêmica quanto o profissional enfrenta para localizar e ingressar em Programas de Pós-Graduação na região e na própria Univasf que favoreça a área da Saúde e Biológicas em programas stricto sensu;

Dessa maneira, o evento que nasceu em 2016 de uma iniciativa conjunta entre os docentes e discentes do Colegiado de Pós Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CPGCSB-UNIVASF) na perspectiva de contribuir com a capacitação dos discentes e dos profissionais nas suas áreas de atuação na região.

O evento nasceu em 2016 como simpósio, mas atendendo a demanda científica, atingiu a condição de Congresso Nacional.




Relevância do evento

Destaca-se que na última edição (2017) o evento trouxe para nossa região renomados pesquisadores da área, sobretudo bolsistas do CNPq. As duas ultimas edições foram pensadas em uma perspectiva de simpósio regional, onde o objetivo inicial era atender as demandas dos estudantes da pós graduação e estudantes das instituições locais. Para tanto, nos propomos este ano (2018) em realizar o I Congresso Nacional Interdisciplinar do Vale do São Francisco (I CIVASF) oportunizando, dessa forma, maior abrangência de discussões, diálogos e novas perspectivas científicas.

Conforme o planejamento inicial o evento deve ser repetido anualmente, oportunizando a participação efetiva de profissionais e pesquisadores de destaque nos eixos temáticos relacionados a interdisciplinaridade em diversos ambientes.

Para o I CIVASF pretendemos debater a temática “Estudos interdisciplinares para o desenvolvimento humano”, baseado em abordagens dos diversos eixos relacionados a interdisciplinaridade, por meio de mesas redondas, módulos temáticos, oficinas, trabalhos científicos e conferências.

Após o sucesso obtido durante a realização das últimas edições, acreditamos que este evento venha se consolidando como um dos principais eventos do nordeste e do Brasil na grande área de Ciências da Saúde, sendo uma referência para o desenvolvimento e consolidação da Interdisciplinaridade. Destaca-se ainda que o evento tem priorizado os aspectos qualitativos, buscando trazer para o próximo evento a ser realizado neste ano a presença em média de 10 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, além de jovens pesquisadores emergentes.

Motivos para participar do CIVASF 2018

Pague em até 10x

Faça sua inscrição e pagamento online da forma mais fácil possível.

Envie seu trabalho

Publique seu trabalho nos anais do evento um E-book com ISBN.

Minicursos

Participe de minicurso que complementarão sua formação acadêmica.

Evento inovador

A interdisciplinaridade tradada e exposta de forma única para você.



Submissão online

Envie seu trabalho de forma simplicada com formulário eletrônico.

Conheça o Vale

O maior polo de desenvolvimento integrado do interior do Nordeste.

Programação cultural

Durante o evento aproveite a programação cultural.

Networking

Ensine, aprenda e melhore seu networking com o CIVASF.

Números das edições anteriores

As duas primeiras edições (2016/2017) tiveram as seguintes características: com o objetivo inicial de congregar o corpo discente e capacitá-los por meio de palestras de profissionais com reconhecido saber nas respectivas áreas de atuação, ministradas por professores da Univasf, bem como pesquisadores e docentes de outras instituições do Vale do São Francisco, além da participação de três convidados externos na primeira edição e nove na segunda. Participaram do evento na edição de cerca de 170 seminaristas de oito estados (BA, CE, PB, PE, PI, SE, SP, MG), com 24 trabalhos sendo apresentados, em sessões de temas livres (comunicação oral) e 62 trabalhos em formato de pôster.

O sucesso do evento na edição de 2016 teve boa repercussão e na edição de 2017 tivemos cerca de 163 seminaristas de oito estados brasileiros (BA, CE, PB, PE, PI, SE, SP, MG), com 87 trabalhos sendo apresentados, em sessões de temas livres (comunicação oral) e 104 trabalhos em formato de pôster. Portanto, a produção e a disseminação do conhecimento ocuparam papel de destaque na última edição (2017), valorizando assim, principalmente, a participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação que têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento dos diversos eixos da interdisciplinaridade no Brasil.

Participaram do evento pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Educação Física, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Engenharias, de diferentes instituições brasileiras públicas e privadas. Nesse sentido, a comissão organizadora procurou reunir na edição anterior temas relevantes e atuais sobre a interdisciplinaridade que foi discutida em palestras, mesas redondas e cursos.

Público Alvo

O evento aborda assuntos de interesse e pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Educação Física, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Engenharias, de diferentes instituições brasileiras públicas e privadas.

Nossos números

496

Inscritos

337

Trabalhos

291

Confirmados

6.020

Acessos

-687

Dias para o evento

O CIVASF ESTÁ IMPERDÍVEL!

Garanta sua vaga no evento agora mesmo!

Conheça nossos palestrantes

Realização

Logo Logo Logo Logo Logo Logo
A ideia da criação da Proposta do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas surgiu da necessidade de inserir a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nos debates atuais sobre novos paradigmas da ciência e da própria visão de universidade e de alguns pontos críticos enfrentados pela região do semiárido e por profissionais da saúde e áreas afins como a integração dos saberes e a necessidade do diálogo multidisciplinar entre as áreas da saúde, ambiente, humanas e das tecnologias, a formação de recursos humanos qualificados na área interdisciplinar que atenda as ciências ambientais, tecnologia e saúde e o impasse em relação à dificuldade que tanto a comunidade acadêmica quanto o profissional enfrenta para localizar e ingressar em Programas de Pós-Graduação na região e na própria Univasf que favoreça a área da Saúde e Biológicas em programas stricto sensu; Participe do CIVASF 2018!
Copyright © 2018 | Congresso Nacional Interdisciplinar do Vale do São Francisco